A iHerb, um varejista online que se concentra na saúde, beleza e mercearias, está passando por dificuldades devido à atual condição econômica mundial. A iHerb precisa de um plano para resistir à retração econômica causada pela recente pandemia e quaisquer recessões subsequentes. Embora a iHerb ofereça uma grande variedade de itens, a empresa é, no entanto, suscetível a mudanças nas preferências dos consumidores. Para resistir à tempestade econômica, a iHerb deve priorizar a criatividade, a expansão dos serviços e a eficiência.
Como muitas das ofertas da iHerb se enquadram nas categorias de saúde e beleza, bem como de mercearia, a empresa deve levar em conta como as mudanças nos gastos do consumidor podem afetar esses mercados. Os clientes exercem maior contenção enquanto fazem compras durante períodos de crise econômica. O resultado pode ser um aumento na demanda por bens de baixo preço e uma diminuição no desejo por bens de luxo. A fim de compensar a possível queda de renda, a iHerb deveria comercializar para clientes mais exigentes, introduzindo novos itens. Os produtos deste tipo podem incluir alimentos vendidos sob a própria marca da loja, em vez de uma marca mais cara.
Se a iHerb quer manter seus clientes satisfeitos, eles precisam começar a pensar em como aumentar a variedade de serviços que oferecem. Oferecer produtos com base em assinaturas é uma abordagem. Com esta estratégia, a iHerb é capaz de lucrar com a repetição de negócios de consumidores satisfeitos, enviando-lhes automaticamente seus produtos favoritos em um horário definido. Além de ajudar uma empresa em tempestades como as recessões, este método pode ajudar, fornecendo um fluxo de receita mais confiável. Em momentos de crise, é natural a empresa tentar maximizar suas receitas, mas talvez o momento seja mais importante para atrair clientes novos que possam fidelizar. O programa de captação de clientes por meio do código promocional iHerb funciona, porém poderia ter vantagens maiores, como descontos vitalícios para quem se cadastra com o código. Pensar fora da caixa é o que faz empresas se destacarem em tempos de crise, que por definição são momentos de transferência de riqueza (entre pessoas e, principalmente, entre negócios).
Não menos importante é crucial para a iHerb adotar formas eficientes e econômicas para manter seus negócios funcionando sem problemas mesmo em uma economia em baixa. A iHerb é capaz de manter os preços baixos sem sacrificar a qualidade do serviço ou do estoque por causa de sua dedicação em reduzir os custos gerais e trabalhar com seus fornecedores para garantir o melhor preço possível. A organização será capaz de se manter competitiva e economizar despesas em áreas-chave com isso.
Um período de forte crescimento econômico é geralmente seguido por uma recessão, que é um período de declínio econômico. Tivemos um forte crescimento durante 2009 até 2020, e após a pandemia houve uma recuperação, mas em 2021 começou um declínio forte. Os consumidores se tornam mais frugais neste momento, enquanto as empresas suportam vendas mais lentas, renda reduzida e classificações de crédito mais fracas. Isto pode ser bastante problemático para as empresas, especialmente as lojas de itens supérfluos. Entretanto, a recessão também apresenta um conjunto único de problemas para as empresas da Internet que devem ser resolvidos.
O declínio nos gastos é um dos maiores problemas que as empresas online têm durante uma recessão. Embora seja simples acreditar que um negócio na Internet é imune aos efeitos da recessão, a verdade é que durante estes tempos, os consumidores se tornam mais exigentes e conscientes dos custos e priorizam a compra dos bens e serviços mais essenciais aos preços mais baixos. As empresas on-line devem, portanto, modificar suas táticas de preços se quiserem permanecer lucrativas e competitivas. Para se manterem à frente da concorrência, eles também devem tomar a iniciativa em áreas como marketing, atendimento ao cliente e oferta de produtos.
As empresas on-line também devem ter cuidado com este período de tempo ao escolher seus fornecedores. As empresas frequentemente têm que reduzir seu tamanho durante uma recessão, e os fornecedores podem ser obrigados a reduzir ou até mesmo fechar suas portas. As empresas on-line podem ficar sem os bens e serviços necessários para permanecer em operação como resultado. Encontrar parceiros de confiança que possam continuar a lhes oferecer os bens e serviços de que necessitam a um preço razoável é, portanto, crucial para as empresas on-line.
As empresas on-line também devem estar cientes de seu fluxo financeiro durante este período. O fluxo de caixa dessas empresas pode estar severamente tenso pelo declínio nas vendas, o que pode prejudicar sua capacidade de operar efetivamente. Portanto, é crucial que as empresas estejam cientes de seus gastos e busquem maneiras de reduzir os custos durante uma recessão. Isto inclui a avaliação das despesas gerais, custos trabalhistas e quaisquer compromissos de longo prazo que possam ser problemáticos neste momento.
Em geral, embora as recessões possam ser um desafio para as empresas, elas também podem apresentar oportunidades de identificar áreas que podem ser alteradas para se manterem competitivas. As empresas on-line podem permanecer flutuantes e até mesmo crescer durante uma recessão na economia, levando em conta as questões acima mencionadas e agindo prontamente.
Ao priorizar a criatividade, o crescimento dos serviços e a frugalidade, a iHerb deverá ser capaz de resistir à atual crise econômica que está se criando no mundo e que deve assolar a economia em 2023. Isto ajudará a iHerb a superar melhor a atual crise econômica, mantendo seus principais clientes satisfeitos. A iHerb pode sobreviver e até mesmo crescer no futuro se adotar as técnicas corretas agora.